quarta-feira, 6 de abril de 2011

B5nf7ca 1-2 FC Porto

Chegara o grande dia, aquele em que o FC Porto podia ir festejar o título no Estádio da Luz, caso vencesse o arqui-rival B5nf7ca. Só assim podíamos ser Campeões. A fé em alcançar esse objectivo era mais que muita. Vai daí milhares de adeptos portistas rumaram a Lisboa na expectativa de visionarem esse eventual feito histórico ao vivo. Mais de 30 camionetas saíram do Dragão. Antes de apanhar o meu bus (apanhei-o noutro local da Invicta para escapar ao controlo policial), passei pelo Estádio do Porto onde colei o autocolante dedicado ao Dr. Pôncio Monteiro. Naquela manhã ainda não éramos Campeões. Mas a confiança era enorme!

Seguindo na auto-estrada, eram imensas as camionetas e veículos particulares que galgavam quilómetros para apoiar o mágico FC Porto. Fintou-se a polícia no momento da partida, mas em plena auto-estrada, as viaturas dos spotters da PSP obrigavam as camionetas a formar uma fila contínua. Com isto, a velocidade reduziu-se bastante. Comprovava-se que os agentes de segurança estavam dispostos a que tudo fosse controlado ao máximo. Ainda assim, risível o facto de em algumas estações de serviço, vários agentes da polícia secundados por dezenas e dezenas de seguranças privados se acotovelarem nas portas, esperando os adeptos do Porto, que como se sabia não estavam autorizados a parar!

Dentro das camionetas o clima seguia alegre e descontraído, a ansiedade foi aumentando consoante se chegava a Lisboa. Paragem nas portagens de Alverca para o agrupamento de todas as camionetas e seguir-se em conjunto para Telheiras, numa ordem clara da PSP. Viu-se ali o imenso dispositivo policial montado. Confesso que nunca tinha visto tanta polícia junta como nesta deslocação à Luz! Na chegada a Telheiras, eles estavam em todo lado! Antes de se formar o cortejo, ninguém saía das camionetas sem antes ser minuciosamente revistado pelas autoridades. Ainda assim, claro que escaparam à fiscalização muitos petardos, tochas e potes de fumo, que foram sendo exibidos no cortejo e mesmo dentro do estádio.

O cortejo ainda foi mais lento que um caracol! Muito tempo se perdeu e temia-se que não se chegaria a horas ao interior da Luz. Muito tempo depois, finalmente o cortejo moveu-se a uma ritmo aceitável, sem problemas, destacando-se alguns portistas que nas janelas dos prédios acenavam à caravana humana. Poucos lampiões se viram! A chegada ao interior das instalações do B5nf7ca consumou-se sem qualquer incidente. Apenas muitos cânticos, muita alegria e muita vontade de entrar para dentro do recinto.

Ora, foi aqui que o caldo entornou! Não consigo perceber como se pode demorar tanto tempo para fazer entrar a falange adversária no estádio! Quando o slb visita o Dragão, os adeptos rivais entram quase sempre duma só vez. Na Luz, entram em pequenos grupos, a ritmo extremamente lento! Impressionante! Nunca tinha visto nada assim. Mas no tempo em que se levou seca, deu para apreciar a batalha que os hooligans benfiquistas empreenderam contra a polícia. Tranquilamente e longe da confusão, os portistas puderam ver como os benfiquistas munidos de pedras e circulando em áreas estratégicas como um viaduto e estaleiros de obras tentaram emboscar os portistas, sem êxito. A guerra foi entre eles e a polícia, que à chuva de pedras respondia com balas de borracha. Foram detidos 11 adeptos.

Quando estava quase quase a entrar no estádio, ouvesse "goooooolooooo". De imediato, alguém diz «é do Porto, Guarín!». Bem foi a loucura a juntar à revolta contra a polícia por ainda se estar fora do estádio quando já não circulavam por ali benfiquistas! Temi mesmo que se forçasse a entrada à polícia de choque. Assim não aconteceu e passado alguns instantes, lá se pôde entrar no 3.º anel da Luz.

Pensei que se iria ver mal o jogo, dada a altura da bancada. Nada mais errado. A vista era boa. Melhor, um autêntico regalo para os olhos, era a exibição portista: cheia de classe, brio, raça, confiança. Saviola marcou, mas sentia-se que o Porto ia ganhar, tal a forma como estava a jogar. As faixas das claques lá escaparam à proibição e tanto os Super Dragões na bancada de baixo como o Colectivo no 3.º anel lá as mostraram! Penalty sobre Falcao, Hulk ia marcar, a vingança que há tanto se esperava precisamente naquele lugar: o Estádio da Luz! Hulk faz balançar as redes e foi a loucura total nas bancadas!!! Indescritível! O Porto ia ser Campeão.

Os benfiquistas tinham tão pouca confiança na sua equipa que nem encheram o estádio mesmo com preços acessíveis. Foi a minha primeira vez na Luz, mas achei o ambiente muito fraco, as claques do slb mal se ouviam, apetecia perguntar onde estava o tal inferno da Luz? Esse inferno naquele dia trajava de azul e eram cerca de 5 mil os que o vinham celebrar! Brutal invasão de portistas.

A segunda parte do jogo teve alguma emoção com Falcao e Cebola a falharem escandalosamente! O B5nf7ca também podia ter adiado a festa do Porto quando envia a bola ao poste. Fora isso total controlo do Porto mesmo com o árbitro a prejudicar grosseiramente os jogadores de Villas-Boas.

Fim do jogo. Resultado 1-2! Porto Campeão! Foi o alívio, o extravasar de muita emoção, os festejos, os cânticos, as provocações aos lampiões que se iam embora, os agradecimentos aos jogadores. Tudo perfeito. Melhor? Só quando a azia encarnada toma a atitude de apagar as luzes e ligar a rega para que os jogadores e adeptos do Porto não pudessem festejar! Nada mais errado, isso ainda tornou a vontade maior! Foi um acontecimento extraordinário, histórico, que nunca sairá da memória daqueles que estiveram naquele estádio e que perdurará nos anais da história do futebol português. Ano passado eles não conseguiram ser Campeões aqui. Nós conseguimos lá. É esse a nossa diferença. Somos melhores! A chegada à Invicta aconteceu já passava das 5h, quando os jogadores já tinham festejado na Alameda com os adeptos que não se deslocaram a Lisboa. Sim, porque também mereciam festejar junto dos jogadores. Um dia/noite para nunca mais esquecer! Obrigado, CAMPEÕES!

Sem comentários: